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COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE





Olá, amiga (o)!




















Olá, amiga(o)!








Hoje vamos tratar de dois assuntos:






  1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHE e 

  2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL.   








Vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque o nosso trabalho artistico não é devidamente valorizado. Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.













No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço. Então, vamos lá!!!















I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE









São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de croche. Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA.









PREÇO DE CUSTO:




  1. CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO:  Para encontrar esse tempo estabeleça a quantidade de horas que você quer trabalhar por dia. Anote esse numero. Multiplique essa quantidade de horas de trabalho  por 30. Assim você vai encontrar quantas horas vai trabalhar  por mês. Anote esses dois itens para futuros cálculos.

  2. CALCULE O VALOR DO SEU TEMPO DE TRABALHO: Estabeleça também o quanto você quer ganhar por mês tecendo crochê. Anote também esse valor, para ser usado em todos os seus futuros cálculos. Divida o valor da remuneração que você estabeleceu pelas horas de trabalho ao mes. , encontrando assim o valor da sua hora de trabalho... A hora tem 60 minutos não é isso? Então, se necessário divida o valor da hora por 60. Assim você vai encontrar quanto vale o seu minuto trabalhado... Depois disso é só marcar o tempo gasto para tecer a peça. Multiplique esse tempo pelo valor do seu minuto... Assim você encontrará o valor do seu tempo.

  3. CALCULE OS GASTOS PARA A COMPRA DO MATERIAL: Considere o preço que gastou com gasolina, táxi, passe de ônibus ou metrô para comprar seu material. O valor encontrado tem que ser dividido proporcionalmente para cada material comprado...  Exemplo: Se você gastou R$ 5,00 (cinco reais) de ônibus para comprar 10 novelos de linha, você deve dividir os  5 reais pelos 10 novelos, 5 : 10 = 0,50. Acrescente a esses R$ 0,50 (cinquenta centavos) o valor do seu tempo gasto para comprá-lo (vamos chamar esse valor de x). Assim podemos concluir que você gastou R$ 0,50 (cinquenta centavos) + x para comprar cada novelo. Some esse valor ao preço de cada novelo. Suponhamos que o seu novelo tenha te custado R$ 7,00 (sete reais), some-se a ele os 0,50 + x. Assim você encontra o valor real que saiu cada novelo para você 7,00 + 0,50 + x = 7,50 + x . Etiquete cada novelo com o preço que ele te custou realmente. Para facilitar cálculos futuros. DICA PRECIOSA: Para baratear seu custo evite fazer pequenas compras. Isso encarece seu preço e pode prejudicar suas vendas, devido a competitividade de mercado. Procure fazer suas compras em maiores quantidades e nas lojas que têm os melhores preços.

  4. CALCULE O PREÇO DO MATERIAL GASTO: Depois do preço do novelo ter sido acrescido dos custos para comprá-lo, vamos calcular o preço do material gasto na sua peça. 1º - Calcule a quantidade. Se você tiver uma balança própria para fios, pese o fio antes de começar a tecer o seu trabalho e também, depois que o terminar. Se você não tiver a balança, não tem problema, faça no olhômetro mesmo. Se você achar que gastou meio novelo, divida o preço final dele por 2. Se gastou 1/4 divida o preço final por 4... E assim sucessivamente. 2º -  Multiplique essa quantidade pelo valor total... O resultado será o valor que gastou com o material que usou. Anote esse valor... Todo custo que tiver deverá ser levado em consideração... Inclusive aquele com a pesquisa (revista, net, criação... etc).

  5. LEVE EM CONTA O GASTO COM ENERGIA ELÉTRICA GASTA, SE FOR O CASO:  Leve em conta o gasto com a conta da energia elétrica. Por esse motivo, procure fazer seus crochês em lugares arejados e claros. Posicione sua cadeira de costa para a claridade. Nessa posição a luz solar clareia melhor o seu trabalho. Assim você evita o gasto de energia elétrica. E mesmo que seja necessário o uso da energia elétrica, procure também se posicionar de costa para a luz, para que ela também não fira e para que o seu calor esquente suas costas diminuindo assim as dores nas costas. 

  6. LEVE EM CONSIDERAÇÃO ONDE VAI VENDER SEU TRABALHO: Para estabelecer seu preço é preciso também saber para quem você vai vender o seu trabalho e levar isso em consideração.  Portanto, antes de estabelecer o seu preço de venda, leve em consideração se é em um bairro de poder aquisitivo mais elevado ou não. Se for em um bairro de poder aquisitivo maior você poderá adicionar mais alguns reais.  Caso seja o contrário, procure manter seus ganhos no limite para não inviabilizar as suas vendas. Atualizado em  28 jul 2011... Não fui feliz na minha colocação anterior. No título anunciei onde vai vender e no momento da descrição para quem vai vender... Ela esta incompleta e dúbia e por esse motivo, acredito, causou um mal entendido... Portanto vou aqui reescrever e esclarecer o assunto, para que não paire duvidas sobre o mesmo...  "Para estabelecer o preço do seu produto é preciso também levar em consideração onde você vai vender esse produto. Portanto, antes de estabelecer seu preço de venda, leve em consideração se é em um bairro de poder aquisitivo maior ou não.  Se for em um bairro de poder aquisitivo maior você poderá adicionar mais alguns reais. Isso devido ao seu deslocamento ou pelo aluguel (ou valor do seu imóvel próprio)... Se você não mora nesse bairro, o seu deslocamento até lá e o seu tempo gasto, têm um custo. É por isso que todo trabalho que leva em conta um deslocamento até a sua casa é cobrado mais caro ou até uma taxa de visita, dependendo da distancia.  Por isso esse custo deve ser levado em consideração e é justo que cobre por ele. Se você já mora nesse bairro nobre e você oferece conforto a cliente que vai até você... É justo também que você cobre por ele, como faz qualquer loja... As pessoas que moram em bairro assim já estão acostumadas a pagar por isso e na maioria absoluta das vezes não reclamam. As que reclamam são aquelas que estão ali sem ter um poder aquisitivo compatível com o padrão de vida que levam. O que essa cliente refinada e elegante quer é a sua atenção, conforto, comodidade e uma mercadoria de qualidade excelente... As pessoas chiques e elegantes sabem valorizar todo seu esforço nesse sentido. Veja só! Se você vai comprar uma peça de roupa ou qualquer outra mercadoria em um bairro nobre onde o estabelecimento tem uma decoração de encher os olhos, onde o jardim já anuncia que teve o dedo de um paisagista, que tem estacionamento próprio com manobristas, copeiras para te servir desde um cafezinho a licores, guloseimas, água mineral com ou sem gás, champagne etc. Onde seus ambientes são climatizados e aromatizados,  banheiros limpos e cheirosos,  funcionários educados e preparados para te atender etc  e tal... Você pagará bem mais caro por esse conforto todo, não é mesmo?  No preço da mercadoria dessa loja tudo isso está embutido. você paga por ele... No entanto, se você está interessada em comprar esse mesmo produto, oferecido nessa loja chiquérrima, por um preço menor, você vai procurar uma loja mais simples, onde nada disso está embutido no preço, não é mesmo? Você não vai encontrar em uma loja Chiquérrima um produto pelo mesmo preço que você pagaria em uma loja mais simples, não é mesmo? Essa verdade é valida também para você artesã que atende seus clientes em sua casa de bairros nobres... É justo que você, também,  cobre pelo conforto que você oferece para essa pessoa comprar o seu  produto. Afinal seu aluguel ou seu imóvel e tudo mais, têm um valor maior... Até o IPTU de um bairro melhor é mais caro que de um bairro simples... Sua despesa é toda maior... Se tem um bazar nesse bairro, a linha é mais cara que na 25 de Março... Por isso concorrer com quem tem baixo custo de produção é mais difícil... Se o seu cliente vai a sua casa e você mora em uma região mais nobre seu imóvel tem valor maior e sua casa consequentemente oferece mais conforto ao seu cliente o que é também cosiderado como custo, como em uma loja qualquer... Se a loja é luxuosa e te oferece vários confortos, é justo que você pague por ele... Se a loja é simples e em um ponto barato, você não poderá cobrar pelo luxo ou conforto que não oferece... Porque para você essa hipótese não seria verdadeira??? Leve tudo isso em consideração...  Quero deixar bem claro que não estou defendendo que você faça o acréscimo do preço pela cara do cliente, mesmo porque você pode cometer um grave erro com esse tipo de avaliação... Normalmente as pessoas muito ricas procuram viver mais no anonimato e sem a necessidade de chamar muita atenção e de demonstrarem suas posses... Gostam de coisas boas no entanto discretas. Os novos ricos ou os que querem aparentar uma riqueza que não têm é que fazem questão de demonstrarem isso... Poderia aqui elencar  casos e mais casos reais de demonstração disso...  Portanto não se esqueça que estou defendendo, sim, o acréscimo justo dos custos que você tem... 

  7. PESQUISE OS PREÇOS COBRADOS NA SUA REGIÃO: Não se esqueça  de pesquisar o preço cobrado no mercado onde oferecerá seu produto, para que seu preço não fique muito aquém ou muito além deles. É importante observar esse item para que o seu produto tenha competitividade.   Não bastasse a falta de valorização da nossa mão de obra, arrumamos agora um concorrente de peso... Nosso mercado tem sido inundado de CROCHES DA CHINA, que são de muito bom gosto  e baratíssimos. A mão de obra daquele país, que é muito desvalorizada, e a sua politica de governo, faz com que seus preços sejam muito baixos e de grande competitividade no nosso mercado e no de vários outros países do mundo. O que resulta numa concorrência totalmente desleal.

  8. LEVE EM CONSIDERAÇÃO A QUALIDADE DO SEU TRABALHOS: Se o seu é de bom gosto. Se ele foi executado com um bom produto e o seu trabalho tem um bom acabamento, isso significa que ele tem qualidade o que o diferencia dos demais no mercado. Para tecer com capricho você gasta mais tempo... Por isso, normalmente os crochês muito baratos não têm tanta qualidade. São tecidos com os piores materiais e sem aquele capricho e acabamento necessários... Esse é um bom argumento na hora da venda. Faz com que seu cliente valorize o seu trabalho... E valorizar significa maior valor... E consequentemente um acréscimo no preço que será aceitável. DICA: Uma peça de bom gosto é aquela que agrada a maioria das pessoas. Cores muito fortes e trabalhos muito rebuscado são mais difíceis de agradar e consequentemente de vender. A máxima então é optar pelo mínimo... Teça peças que sejam indispensáveis as pessoas...  Quanto mais qualidade tiver o seu trabalho, quanto mais prática for a sua peça, quanto menos rebuscada ela for, quanto mais simples e elegante for, quanto melhor preço tiver, maior será a possibilidade possibilidade de agradar a maioria pessoas e de torná-la indispensável... Em contrapartida maior será possibilidade de sua venda. 

  9. PREÇO DE CUSTO: Depois de todos esses cálculos e reflexões, some os valores de cada um dos itens anteriores  para obter o seu PREÇO DE CUSTO. 

  10. PREÇO DE VENDA: Multiplique o PREÇO DE CUSTO por 2 e você encontrará o seu PREÇO DE VENDA... Assim 50% desse valor fica para cobrir o custo e para repor os materiais e os outros 50% é o seu lucro liquido, parte da sua remuneração mensal. Agora, se você tem uma empresa e paga impostos, comissão de vendedor, aluguel, água, luz, telefone, etc, etc, etc, é preciso levar tudo isso em consideração e elevar proporcionalmente seus preços.  



Cobre um preço justo pelo seu trabalho... Não permita que pessoas espertas te explorem... 





Depois de tudo isso, te desejo... BOAS VENDAS!!!







II - CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃOS EM GERAL










Diante de todos os itens anteriores dá pra perceber o quanto as nossas amigas crocheteiras, tricoteiras e artesãs, não valorizam os seus trabalhos, como um todo. A maioria dobra o valor do material gasto e pronto... Isso pode não gerar prejuízo financeiro mas gera a desvalorização do trabalho de uma classe...









Sou uma das pessoas que engrossa a fila daquelas que torcem pela valorização dos nossos trabalhos. 











Se você também pensa assim... O que acha de fazer uma matéria no seu blog sobre esse assunto? Podemos chamar esse movimento de CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Incluí aqui todas as artesãs porque o nosso artesanato como um todo não é valorizado como deveria... 





Veja QUEM DIVULGOU ESSA MATÉRIA E ESTÁ PARTICIPANDO DA CAMPANHA...







  1. 14 JUL 2011 - Ana Paula do blog SALINHA DE CROCHE, aderiu a campanha http://salinhadocroche.blogspot.com/2011/07/campanha-pela-valorizacao-do-croche.html ;

  2. 15 JUL 2011 - Luzia do blog ARTES EM CROCHE DA LU, também divulgou essa matéria http://artesemcr ochedalu.blogspot.com/2011/07/falando-de-crochet-como-calcular-o.html ; 

  3. 17 JUL 2011 - Marcia do blog CROCHE, www.croche.tv, também aderiu a campanha divulgando essa matéria http://www.croche.tv/2011/07/mais-squares-e-crochet-by-numbers.html ;

  4. 28 JUL 2011 - A Menina Arteira, do blog MENINA ARTEIRA, divulgou o link dessa matéria http://fazendoartecomajo.blogspot.com/2011/07/falando-de-crochet-como-calcular-o.html?showComment=1311884298961#c4318248537887449814 ;

  5. 08 AGO 2011 - Bethinha, do blog BETHINHA- CACHECOIS E SAPATINHOS, também aderiu a campanha divulgando no seu blog... Confira! http://cachecoisesapatinhos.blogspot.com/2011/08/campanha-pela-valorizacao-dos-trabalhos.html




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Sugestão de leitura de matérias que tratam do mesmo tema para sua analise e reflexão:


  1. http://www.sonholilas.com.br/2008/09/18/dica-para-calcular-preco-de-venda/

  2. http://www.mulhercriativa.com.br/voce-sabia/aprenda-a-calcular-os-gastos-e-colocar-valor-no-seu-produto 

  3. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/como-calcular-o-preco-de-venda-dos-produtos/21295/



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Abraços com carinho,






Sônia Maria











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