Our amazing new site will launch in

AS POSSIBILIDADES DE SE CRIAR E TECER COM O CROCHE SÃO ILIMITADAS.














Olá, amiga (o)!





Se você estiver com tempo, fique! Puxe uma cadeira e vamos conversar, confortavelmente.



 Hoje não quero te mostrar crochê. Hoje eu quero conversar com você sobre o crochê. Sobre como estou vendo o crochet, nesta minha fase ou meu momento. Sobre o que gosto e o que não gosto de crochet. Um ponto de vista muito pessoal. Um tema para se pensar.

 Você que frequenta esse cantinho já me conhece e sabe que quando resolvo conversar......falo tudo o que penso (risos) e isso leva tempo. 






Analisando aqui, lendo ali, pesquisando acolá... cheguei a conclusão que O CROCHET vai muito além das nossas criações do dia-a-dia... O crochê tem um enorme potencial a ser explorado. Potencial esse que vai muito além dos nossos tapetes, joguinhos americanos, cachecóis, roupas, bolsas, bijoux, etc.



 Comparando, o meu crochê com o que vejo por aí...posso dizer que o crochê que faço é um corriqueiro arroz com feijão. Tenho visto muita comida sofisticada por aí. Sou uma simples cozinheira curiosa, em comparação às (aos) várias(os) gourmets do crochê , maravilhosas(os) que existe mundo afora.
Há muito venho prestando atenção e refletindo sobre a arte do crochê...
Gosto de peças bonitas, uteis e práticas. O que é bonito pra mim pode não o ser para você. Aqui mais uma vez , faço questão de ressaltar que essa é minha opinião pessoal. É uma forma de me tornar um pouco mais transparente para você. É a forma que encontrei de me mostrar mais e de possibilitar que você me conheça um pouquinho mais.





 Não gosto de enfeites de crochê "por enfeites" simplesmente. Não gosto de centrinhos e forrinhos de mesas. Amo os seus modelos para fazer cobre jarras, tapetes, suplats, jogos americanos etc. Admiro a sua arte. Na minha mesa coloco , no máximo umcaminho e olhe lá! Pra dizer a verdade estou ensaiando pra fazer um. No momento não tenho nenhum. Nem por isso deixo de apreciar os que encontro nos blogs das amigas e respeito muitíssimo seus gostos.






Tapetes... Ah, os tapetes! Para mim os tapetes têm que ter personalidade marcante. Tem também que ser poderosos. Gosto daqueles que fogem ao convencional. Mas, atenção (risos)....Tapetes para mim apenas nas saidas de box de banheiros, beira de pia da cozinha e de cama.


 Não gosto de capa de crochê em tampas de vasos sanitários, e o motivo é muito simples...São muito anti-higiências! Se você gosta respeito.



Me pergunto, pra quê tapetes em beira de pia e de vaso sanitário? Huuuuum..... Nem dá pra responder.....Eu não gosto de jeito nenhum!!! Admiro a arte do trabalho em crochê mas no meu banheiro não uso. Banheiro que homem frequenta, então.... nem pensar! Já pensou no estado do tapete na beira do vaso? Se alguma goticula ali cair, ali se perde e fica até que o tapete seja lavado. Sem o tapete você ou ele, vê e limpa imediatamente. Com tapete, ali cai, ali se perde e nada se vê. Não..... não gosto, na minha casa, não!  Minhas restrições, são também por ficar ali, sem troca, por 24 horas, entende?  É por isso que não uso. Prefiro sem nada. O banheiro fica mais limpo e sempre cheirosinho e higiênizado.  Sou chata no combate as bactérias (risos). Zelo pela saúde da minha família. Amo aprender com o Dr Bactéria (risos).  Você já ouviu ele dizer, o que acontece no seu banheiro, quando você dá uma descarga com a tampa do vaso levantada? Um gigantesco spray, do que está dentro do vaso, inunda o seu banheiro, inclusive você. São milhares de gotículas e bactérias que se espalham em tudo. Agora, imagine... a capa da tampa de vaso... como fica? Ela que está alí bem pertinho. Não...não dá mesmo! De crochê no meu banheiro, apenas tapete de box, toalhas, buchas e sabonetes esfregões. Que fique aqui bem claro "eu" não gosto. Você pode adorar e tomar os seus cuidados. Usar e dar tudo certo. Respeito muitíssimo seu ponto de vista e seu gosto. Que fique claro que não estou aqui querendo ser a dona da verdade. Longe de mim. Estou apenas colocando meus pontos de vista.



 Ainda dentro do que não gosto... Não gosto de tapetes de crochê na porta de entrada da casa. Ali prefiro os capachos. Os tapetes de crochê se sujam rapidamente e como não gosto de vê-los sujos, fico querendo trocar o dia todo. Pode? Não, não dá! Não gosto e não acho prático. Jamais usaria um desses tapetes que faço, na porta da minha casa, para limpar os pés. Você gosta? Ótimo! Respeito seu gosto e sua opinião. Estou apenas te contando como sou e do que gosto.



Nossa terra é de cultura e muito roxa. Então não dá, mesmo.
Crochê na cozinha pra mim, apenas em cortinas, jogos americanos, aneis para talheres, porta guadanapos, porta azeite, luvas, cabos de panela, bicos de chaleira, porta pirexs, puxa sacos, cobre jarras, cobre pães e quitandas, cobre bolo, cobre pratos, forro de bandeja, e nos barradinhos dos meus panos de prato, é lógico! Assim mesmo, meus panos de prato do dia-a-dia, são sempre branquinhos e com barradinhos simples e resitentes, para aguentarem a lavação. Assim os fios do crochê não se rompem com facilidade e eles ficam bonitos por mais tempo. Amo os barrados mais laborados e elegantes para os panos de copa que uso em dias de comemorações. Acho que é só! Tudo isso, aliás (risos)!



 Não sou adepta dos forros de fogão, forros para filtros, capa para liquidificadores, capa disso ou capa daquilo. Gosto de algumas capas sim, mas as que me são práticas e úteis. Não gosto de nada disso! As admiro como arte. Você gosta? Respeito o seu gosto. Não se esqueça de que estou apenas te contando do que gosto e do que não gosto no croche. E gosto cada um tem um felizmente. Assim tudo fica diferente e lindo.



Gosto de uma cozinha mais clean e com excessos de capas eu acho que fica muito carregada. Gosto dela mais clean e apenas com alguns toques de crochê para deixá-la mais aconchegante. Assim mesmo tudo harmonizando. 



 No crochet como um todo, já vimos inumeras peças que fogem do convencional. Que fogem, ao que fazemos no nosso dia-a-dia. Tenho me enamorado de peças assim. A criação artistica tem me chamado a atenção. Seja ela no crochê vintage, como no crochê moderno. Gosto de admirar o que é belo e harmonioso. Existem vários trabalhos que gosto muito e tantos outros que não admiro tanto assim. Já vi muito coisa linda e que acredito que deveria realmente ser reproduzida várias vezes e também peças que deveriam estar numa lista intitulada de "o que não se deve fazer de crochet". Fico lembrando e te pergundo você se lembra, daquela poltrona de croche totalmente vazada, daquele puff de croche, também vazado e daquele acessório para mesa de estudo, também no crochê, de forma moderna? A poltrona eu queria ter na minha sala. Lembra daquelas poltronas cobertas de rosas de crochê, que postei recentemente? Me apaixonei por elas. São verdadeiras obras de arte. Lembra daquelas árvores cobertas de crochê artístico? Verdadeiras esculturas vivas?! Lembra da bicicleta toda envolta no crochê? Totalmente lúdica. Gostei do que vi. É a nossa criatividade ganhando asas no crochê. Ela era um ornamento de uma vitrine. Se lembra daquela moto, toda coberta no crochet, que rola na rede? Um grande trabalho artístico, sem sombra de dúvidas mas que não me encanta tanto assim. Admiro a arte do seu crochê e só. Lembra das exposições em museus, com peças de crochet, as mais psicodélicas possíveis e imaginárias, que constantemente vemos na net? Lembra das flores e bonecas que muito fogem do convencional? Lembra da capa daquela Ferrari? Lembra do crochê freeform? Lembra dos amigurumins? Dos ovos fritos, sanduwichs, bolos, doces, frutas, verduras etc em crochet? Lembra dos crochês de materiais reciclados que contribuem para um mundo melhor? Lembra da roupa de crochet que abriga e protege? Lembra das mantas que agasalham? Lembra dos gorros que protegem cabecinhas? Lembra das luvas, toucas, bonés, cachecois, xales, ponchos, capinhas, vestidos, blusas, saias, calças, shorts, biquinis, maiôs, flores, colares, brincos, aneis, bolsas, tiaras,lenços, panos de copa, toalhas de mesa, centrinhos, forrinhos, buchas, sabonetes esfregões, capa disso,capa daquilo, etc, etc, etc...... É tudo arte! E pensar que tudo isso e muito mais, foi criado a partir de muita criatividade, uma simples agulha de croché e uma linha, usando os pontos básicos do crochet(correntinha (corr), ponto baixíssimo (pbx), ponto baixo (pb), meio ponto alto (mpa) e o ponto alto (pa), é fantástico! Tudo isso é arte.





O uso dos pontos do croché define o que será essa peça. O tamanho desses pontos, bem como o número de seus vizinhos,nas linhas acima e abaixo, determina a forma desse trabalho. Eles nos permitem criar formas as mais diversas possíveis. Se acrescentamos pontos, o trabalho se curva pra fora ou embabada. Se reduzimos pontos, ele se curva para dentro ou se afunila. Se iniciamos com um numero menor de pontos, aumentamos no meio da peça e diminuimos no final ele forma uma peça abaulada. Podemos formar quadrados, círculos, triangulos, trapézios, as figuras geométricas mais diversas,ou não.... Figuras humanas, de animais ou da natureza. Fazemos desenhos lindos com o crochê. Fazemos também pigentes, quinas, cantos e curvas. Também fazemos depressões, elevados, e outras formas mais, dependendo dos pontos que usamos.




A não exploração do crochê como escultura de arte é uma pena. O seu potencial escultural é enorme. 



 Você já observou o quanto um ponto muda de uma artesã para outra?





Se você pegar uma peça ou um mesmo gráfico, uma mesma linha, uma mesma agulha e passar para várias crocheteiras, no final você terá várias peças parecidas, mas não idêntidas. Uma será mais maleável que a outra. Uma será maior que a outra e dai por diante... Jamais uma peça será idêntica a outra. Cada pessoa tem a sua forma de fazer o crochet. Umas com mais tensão no fio, outras com menos ou quase nenhuma. A tensão dos pontos, mesmo que de uma mesma pessoa, muda de um momento para o outro. A tensão que você emprega na sua linha pode ocila, por isso é importante, quando você estiver fazendo o seu crochê e tiver que parar, termiar aquela carreira para não dar diferença quando você voltar a tecê-la.



 E os desenhos do crochê? Os desenhos do crochê embutem um segredinho aqui, outro ali. Porém, na maioria absoluta deles, seus pontos são repetitivos, o que nos permite facilmente compartilhá-lo com outras pessoas.





Tudo isso e muito mais só existe porque quem com agulha e linha, cria e tece, independente de ter cursado ou não uma faculdade, é uma artista do crochê, é uma designer do crochet.




Certa vez, uma amiga disse que pra ela existem dois tipos de crochês: O crochê brega e o crochê chic. Eu sempre digo que nós crocheteiras andamos no fio da navalha.É precisamos tomar muito cuidado para não nos ferirmos. A qualquer descuido podemos tender para o brega. Alias é bom que nos lembremos que o brega é um estilo de vida. E estilo de vida cada um tem o seu e devemos respeitar o de todos. Pensei muito no que ela disse... Hoje chego a conclusao que ela tem razão. Não existe crochê mais ou menos. Ele é feio ou é bonito. É brega ou é chic. Só se diferenciando pelo gosto e cultura de cada povo... O que é brega e lindo pra mim, pode ser horroso para você. O que é clean e maravilhoso para você pode me soar muito insipido. Cultura, gosto e estilo, cada povo tem o seu e isso não se discute e deve ser muitíssimo respeitado. Eu gosto do verde e você pode não ser muito chegada a essa cor. E por aí vai. Há que se respeitar o gosto e a cultura de cada um.




De acordo com que vamos estudando, desde o b + a = ba, na Escolinha da Professora ELAINE, até o PHD também na Faculdade do Crochê da Professora Elaine , vamos aprendendo e nos especializando. Como todo profissional, não podemos parar. Temos que estar sempre pesquisando e estudando. Trocando figurinhas. E é isso que fazemos, dia após dia, nos nossos blogs. Trocamos figurinhas e nessa quase brincadeira vamos nos especializando, mais e mais, apendendo dia-a-dia, umas com as outras. Assim vamos conhecendo mais o croche no mundo, seus povos e seus costumes. Conhecendo suas tendências, suas modas e aprimorando mais e mais o nosso crochê.



 Hoje a moda não está só nas vestimentas e nos carros. Ela está em tudo. Esta presente nas nossas casas, passando pela area de lazer, sala, quarto, cozinha e lavanderia. A moda está por todos os lados. A cada estação uma nova tendência. Com a globalização,então...tudo que se usa por aqui, que divulgamos, pode ser rapidamente aceito, adaptado e virar moda lá fora e vice versa. Somos um povo alegre e cheio de vida. Gostamos do sol, da vida, da alegria e principalmente de ser feliz, por isso gostamos tanto de brincar com as cores.











Gosto do crochê
elaborado,
pensado, abusado e poderoso.


Gosto do crochet
moderno,
prático e harmonioso.


Sei também
admirar os vintages.
Eles me inspiram ...
e como
inspiram!
Gosto de crochê, de usar crochê,
de ver todo tipo de crochê e
principalmente de fazer crochê.
















Abraços com laçadas,






Sônia Maria







Dicas de como fazer crochet e artesanato

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive