Our amazing new site will launch in

Conheça melhor suas panelas.



PANELAS E FRIGIDEIRAS.

Panela de alumínio, frigideiras não aderentes, panelas de cerâmicas -  todos os tipos de recipientes de cozinha tem sido objeto de receios por questão de saúde nos últimos anos. Felizmente, poucos desses receios sobrevivem a um exame cuidadoso. Na sua maioria, os recipientes de cozinha são seguros desde que bem conservados e utilizados para os fins previstos pelo fabricante; e, na realidade, alguns podem até ser benéficos para a saúde.





COZINHA RICA EM FERRO.





Os utensílios de ferro fundido e aço inoxidável fornecem um elemento essencial, provavelmente em falta em alguns tipos de alimentação, especificamente em mulheres em idade fertil: o ferro. O ferro fundido libera o mineral para os alimentos, especialmente quando se cozinham durante muito tempo alimentos ácidos e com liquido, como molho de tomate. O molho de tomate para massas, por exemplo, cozido durante 25 minutos em uma panela de ferro fundido contem quase 10 vezes mais ferro alimentar por porção do que quando cozido em uma panela esmaltada. Os alimentos cozidos em wolks de aço contem também mais ferro. Mesmo o aço inoxidável acrescenta ferro aos alimentos. Ovos mexidos feitos em uma frigideira de aço inoxidável contem 13% mais ferro do que feitos num recipiente de vidro. Os alimentos cozidos em recipientes de aço inoxidável absorvem ainda quantidades residuais de um outro nutriente essencial, o crômio.









SERÁ QUE ESTA PANELA É INDICADA?

Todos os tipos de recipientes de cozinha liberam algum tipo de metal para os alimentos, mais isto raramente é preocupante.Eis como se classificam esses recipientes.





COBRE. Seguro, exceto para o microondas, se a superfície de contato for revestida - em geral, com estanho por vezes com aço inoxidável. As panelas e frigideiras de cobre não revestido podem, em teoria liberar cobre em quantidade suficiente para ser prejudicial, em especial quando se cozinham alimentos bem ácidos durante muito tempo ou se estes ficam na panela durante a noite. Mande recobrir de novo. imediatamente, os recipientes de cozinha revestidos com estanho que estejam desgastados.









VIDRO. Quase não-reativo. Seguro para cozinhar, guardar alimentos na geladeira e, em alguns casos, para microondas. Não reage co alimentos muito ácidos. Evite expor a mudanças bruscas de temperatura para não estalar. No microondas, use vidro apropriado; outros tipos podem aquecer demasiado e estalar ou queimas as mãos quando são retirados do forno.









METAL ESMALTADO. Praticamente não-reativo. Seguro para cozinhar, exceto no microondas, e para guardar alimentos na geladeira.





PLÁSTICOS. Seguros para microondas, desde que tenham essa indicação. Para maior segurança, use vidro ou cerâmica para alimentos que demorem mais a cozinhar., reservando os plásticos de microondas só para aquecer. Nunca use outros, como caixa de margarina, que podem derreter e misturar-se com os alimentos. Utilizar película plastica para cobrir é seguro desde que não toque no alimento. é preferível uma tampa ou cúpula de plastico, pois a folha pode amolecer e tocar nos alimentos durante o cozimento.





CERÂMICA E BARRO. Em geral, seguros para microondas, desde que não estejam lascados nem rachados. Se ficarem com resíduos acinzentado na superfície depois de lavados, não use com alimentos. Algumas panelas liberam chumbo, o que é muito perigoso.











Observação: As diminutas quantidades de metal liberadas pelos recipientes durante o cozimento são segura e até benéficas. Mas a refrigeração libera mais metal, assim, as sobras de alimentos devem ser guardadas em recipientes de plástico ou vidro.





Adorei  aprender mais sobre elas;  que para nós dona de casa são indispensáveis. Quanto mais informações melhor para que tenhamos mais qualidade de vida. Beijos

DEUS AS ABENÇOEI SEMPRE.

Fonte: (Faz bem ou faz mal? Seleções )

Dicas de como fazer crochet e artesanato

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive