Our amazing new site will launch in

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO












Olá, amiga (o)!






Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHE, que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o fiz para compor com a Capinha de Crochê Isabela  postada no dia 17 de MAR próximo passado http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/03/capinha-de-croche-para-bebe-crochet.html ). 







Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações. Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e  MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo.





Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochet e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios.










Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da capinha.


















































A medida desse gorro é de 15 cm de altura por 44 cm de circunferência. Esse é o tamanho ideal para criança de 0-3 meses de idade.










Se você quiser fazer um gorro maior veja nas duas tabelas e LINK a seguir: A primeira de 0-4 anos, a segunda de 0-8 anos  e o link para o blog da Mama...
















MEDIDAS DA CIRCUNFERÊNCIA DE GORROS PARA BEBES E CRIANÇAS DE 0 - 8 ANOS DE IDADE























Veja Tabela adaptada pela Mama, do blog MAMA MARTINHO http://mamamartinho.wordpress.com/2007/02/01/medidas-de-gorros-actualizado/.













Atualização em 17.08.2010...













Ǡà!!!













Isabela com 5 dias - Circunferência da cabeça 34,5cm.









Atualizado em 20 JULHO de 2011...











Usei Lã Cisne - Super Bebê e Agulha 2,75 mm. 








Para fazer o CÍRCULO MÁGICO siga instruções abaixo:









Fiz um gráfico sobre foto para facilitar para você, caso queira fazê-lo. Click na imagem para ampliá-la.










Para fazer o MEIO PONTO SEGREDO siga o PAP abaixo:













Para fazer o bico do gorro, siga o gráfico sobre foto abaixo. Eu fiz de forma que não ficasse justo na cabeça e nem virando demais. Quis o efeito que não é gorro e nem chapéu, apenas uma aba com pouca roda abrindo para fora.







BARRA EM LEQUE:


Após a carreira de MEIO PONTO SEGREDO, siga o gráfico para fazer a carreira com a 1ª parte do leque (veja no gráfico).


Coloquei cada carreira de uma cor para facilitar o entendimento.





Quero aproveitar esse trabalho para te falar como faço o início das carreiras dos meus meus CROCHÊS CIRCULARES e também como as fecho.


A forma tradicional de se começar e fechar o Croche Circular é a seguinte:


- Inicia-se com 3 correntes e fecha-se com 1 ponto baixíssimo.  Os 3 Pontos Correntes (corr) pulam para fora da malha do crochê. Tecendo dessa forma a emenda fica muito perceptível e feia.









A forma de se fazer uma emenda imperceptível no Crochê Circular usando apenas uma cor é a seguinte:

- Para um trabalho em Pontos Altos, inicia-se com 2 correntes ao invés de 3 e fecha-se com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) inserindo a agulha no penúltimo ponto e não no ultimo. Esse ponto baixíssimo se encaixará no topo das duas correntes, completando a altura dos 3 pontos e a emenda fica imperceptível, limpa e linda, como você pode constatar na foto abaixo. 











Essa técnica se aplica a todos os pontos. Se o seu trabalho for em Ponto Alto Triplo, o normal seria iniciar com 4 correntes... Para que fique imperceptível inicie com 3 correntes. Se for em Meio Ponto Alto, o normal seria usar 2 correntes, diminua para 1 corrente... Sempre diminua uma corrente da altura do ponto que você for usar. Trabalhando assim, o Crochet Circular, seu trabalho será diferenciado e mais valorizado, com certeza.









Se for fazer um trabalho com duas ou mais cores, veja COMO TECER COM FIOS DE VARIAS CORES, seguindo o link http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/05/como-tecer-com-fios-de-varias-cores-em.html











Atualizando... Respondendo a e-mails.




Pergunta:

De: Albertina Mendes

Enviada: 16 de junho de 2010

Para: lacerda.sma@hotmail.com

"Parabéns!

Bom dia,

Parabéns pelos seus maravilhosos trabalhos, também vou ser avó da Margarida que vai chegar se Deus quiser finais de Setembro, obrigado por partilhar o seu dom, como sou principiante tentei fazer um chapéu como o que a Sónia fez para a sua neta mas não consigo fazer o acabamento em leques, fiz tudo até ao ponto segredo depois já não sei fazer, se não for maçada acha que me poderia ensinar o seu acabamento em leques. Muito obrigado e mais uma vez os meus sinceros parabéns pelos seus trabalhos.

Beijinhos.

Albertina."



Resposta:



Olá, Albertina!

Muito Obrigada pelo carinho.

Atendendo ao seu pedido, fiz o gráfico sobre foto.

Eu o postei logo abaixo do ponto segredo. Veja acima.

Cada carreira está de uma cor para facilitar o entendimento.

Qualquer dúvida é só perguntar.































Atualizado em 19 JAN 2012 - Respondendo a e-mail...





PERGUNTA:






"Olá, adoro seu site e seus trabalhos. Sempre quando posso dou uma passadinha aqui. Uma duvida sobre o gorrinho. A circunferência citada para fazer outros tamanhos, onde meço? A partir de que carreira, e com o trabalho aberto? Ou é sobre o trabalho já terminado?

Por beth trico e crochê"










RESPOSTA:


Observe os desenhos ilustrativos que fiz para te mostrar como se mede a circunferência. A linha da CIRCUNFERÊNCIA está em cor AZUL e a da ALTURA em VERMELHO. Comece a medir a partir do fio de correntinhas, que é a base do seu trabalho, antes de fechar a circunferência, Ok?

















Você pode gostar também desses  GORRINHOS DE CROCHE:







Veja QUEM TAMBÉM  TECEU ESSE GORRINHO...




  1. 04 AGO 2011 - Marilene, uma brasileira que vive em Verona na Itália, teceu esse gorrinho sem os leques na barra. Ficou lindo! Fica aqui a sugestão;

  2. JANEIRO 2012 - Beth,  do blog ELIZABETH TRICÔ E CROCHÊ, também teceu um gorrinho desse... Confira! http://elizabethtricoecroche.blogspot.com/2012/01/gorro.html;

  3. 08 MAR 2012 - Beth, do blog  ARTESANATO DIVERSÃO E PRAZER teceu um conjuntinho lindo para acompanhar o gorrinho que você viu no item anterior. Confira! http://elizabethtricoecroche.blogspot.com/2012/03/conjuntinho-para-bebe-em-trico.html;

  4. 30 JUN 2012 - Jeanne, do blog MEU JARDIM DE CROCHE, teceu esse gorro/chapéu. Veja no seu blog 
    http://meujardimdecroche.blogspot.com.br/2012/06/conjunto-touca-e-sapatinho-para-bebe.html

  5. 02 JUL 2012 - Helena, do blog HEMAMALENA COSITAS, teceu um lindo gorrinho como esse. Veja, seguindo o link para o seu blog  
    http://hemamalenacositas.blogspot.com.br/2012/07/elois.html;









BOM CROCHÊ!

Dicas de como fazer crochet e artesanato

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive