Our amazing new site will launch in

COMO EMBAINHAR E CASEAR PANOS DE PRATO E ENXUGA MÃO









Olá, amiga (o)!



Que bom, que você veio!





Hoje , atendendo a pedidos, fiz um passo-a-passo sobre  COMO EMBAINHAR e preparar um tecido para receber um CASEADO DE CROCHE. Se você ainda não a utiliza, recomendo testar. Essa técnica, que a principio parece muito cheia de frescura, propicia um melhor acabamento aos nossos trabalhos. Seus panos de prato, de copa ou de louça, como prefira chamá-los, não serão mais os mesmos a partir de então. Seus caseados vão ficar lindos. Tente e me conte. 




CLIQUE nas fotos para ampliá-las e vê-las melhor.





1ª ETAPA:   








COMO EMBAINHAR UM TECIDO?







1 - Corte o tecido, próprio para panos de prato, que encontramos nos armarinhos, no tamanho 71 cm. O 1 cm é para a dobra da borda do tecido. No final ele ficará com 70 x 48 cm. Depois disso passe-o, para que a sua bainha fique com medidas perfeitas;





2 - Dobre por 2 vezes, a bordas do tecido, na largura de 0,5 cm;













3 - Passe o ferro novamente para marcar. Assim sua costura sairá perfeita;





4 - Antes de passar a costura a máquina veja a foto abaixo. É muito importante embainhar corretamente o tecido para receber o caseado. Isso por dois motivos:





4.1Os pontos da máquina serão  suas diretrizes. Esse procedimento propicia um caseado perfeito. Por esse motivo não os faça tão pequenos.





4.2 - A parte de baixo da dobra do tecido usaremos para fixar o canto do caseado de croche.  Portanto a parte que recebe o barradinho deve sobrepor a outra. Na foto abaixo te mostro qual parte deve ficar por cima da outra.











Veja na foto, abaixo, onde inseri a agulha. Esse é o motivo para que essa parte do tecido fique por cima.  Naquele local fixamos o cantinho do caseado para que ele não fique escorregando. Aprendi isso com a nossa querida e eterna professora de crochê Elaine.  









Depois de devidamente embainhado, vamos ao caseado, 2ª parte do processo.





2ª ETAPA:





COMO CASEAR UM TECIDO PARA RECEBER BARRA DE CROCHE?





Veja na foto abaixo... Como os pontos da costura a máquina nos dão a direção correta a seguir para fazer um caseado simétrico e bonito.  Adeus ao uso de fita métrica, para marcar onde deveria ser inserida sua agulha para o caseado. Nossa unidade de medida, para isso, serão os pontos da própria costura. Portanto, procure começá-los a partir de "x" mm e  finalizar igualmente com a mesma medida, também. Os assinalei , na foto abaixo, para seu melhor entendimento.











































Faça furos com uma agulha de croché 0,6 ou 0,9 mm, de forma simétrica, para facilitar a introdução da agulha que você for usar para fazer o caseado de crochê. Assim seu trabalho será facilitado e ficará perfeito. Trabalho bem feito, além de ficar lindo é sempre mais valorizado, que os feitos de forma mais displicente. Portanto tenha muito critério, principalmente, se os faz para venda.



































ATENÇÃO!


Tome muito cuidado ao trabalhar com essas agulhas muito fininhas. Dias atrás nossa amiga Isabel, do blog Agulhas Douradas, furou o dedo, quando estava embainhando e foi parar no hospital com agulha e fralda dependurados no dedo. Portanto tenha muita cautela ao furar tecido duros ou dobrados.






Voltemos ao caseado...



















































































































































































Você viu nesse post as duas primeiras etapas da construção desse PANO DE COPA veja nos links a seguir:








Etapa nº 3


COMO FAZER OS QUADRADINHOS DE CROCHE e COMO CONDUZIR LINHA DE ACABAMENTO DO INÍCIO DOS TRABALHOS http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/04/quadradinhos-de-croche-crochet-square.html;





Etapa nº 4


COMO EMENDAR OS QUADRADINHOS DE CROCHE PARA O ENTREMEIO DO PANO DE COPA   http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/04/croche-emendando-quadradinhos-de-croche.html





Etapa nº 5






Etapa nº 6










Fiz um passo-a-passo para quem nunca embainhou um tecido ou fez um caseado.  






Muito Obrigada por ter vindo.






BONS CROCHÊS!





Abraços com carinho,











Dicas de como fazer crochet e artesanato

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive