(imagem tirada da internet)
A cada dia que passa descobrimos e aprendemos coisas novas. Há dias, através da Quiane (http://arte-com-quiane.blogspot.com), passei a conhecer os SARUBOBO. Achei-os super interessantes e fiz uma breve pesquisa para passar a saber um pouco mais sobre eles.
Os sarubobo são bonequinhos japoneses originários da Cidade de Takayama. Antigamente, eram feitos pelas avós para as netas ou pelas mães para as filhas como amuletos para protecção contra maus-olhados, um bom casamento, uma boa gravidez e um parto suave. Sarubobo significa macaquinho. Os “saru” (palavra japonesa para macaco) são conhecidos por terem partos rápidos.
Os sarubobo não têm cara. Isso permite imaginar o seu estado de espírito. Se estamos tristes vêmo-los tristinhos também mas se estamos alegres imaginamos o rosto deles com um largo sorriso :D
Tradicionalmente, os sarubobo eram vermelhos e pretos (como na imagem acima) mas nos tempos modernos são confeccionados em várias cores e até em tecidos estampados.
(imagem tirada da internet)
As cores têm os seguintes significados:
Azul – sorte nos estudos e no trabalho;
Rosa – sorte no Amor;
Verde – saúde;
Amarelo – fortuna / dinheiro;
Preto – afasta o azar
No blog da Quiane há um link para um tutorial sobre a confecção dos SARUBOBO. Não é complicado mas requer alguma paciência se os quisermos fazer assim pequenininhos. São totalmente costurados à mão. Eu fiz um com tecido azul e branco aos quadradinhos e lenço + cinturão em tecido acetinado azul com flores brancas.
Aqui ↑ o meu SARUBOBO...
...bem pequenininho De barriguinha virada para cima↑