O Dia Mundial da Criança nasceu em 1950, 5 anos depois do fim da 2ª Guerra Mundial. Nessa altura, as condições de vida era muito precárias, principalmente para as crianças. Muitas tinham perdido seus pais durante a Guerra, outras tiveram que abandonar a escola para trabalhar nos campos e nas fabricas e assim ajudar no sustento da familia. Trabalhavam em condições muito duras, principalmente nas fabricas onde a ameaça à saude era uma constante.
Foi então que, em
Nove anos mais tarde, no dia 20 de Novembro de 1959, os direitos acima referidos passaram para o papel com a aprovacao, pela ONU, da Declaração dos Direitos da Criança. A Declaração e uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
30 anos mais tarde, ou seja em
Os 10 princípios da Declaração dos Direitos da Criança são:
Princípio 1 - Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados.
Princípio 2 - Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Princípio 3 - Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4 - As crianças têm direito a crescer com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5 - Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem o mesmo respeito que qualquer outra criança.
Princípio 6 - Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para o bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7 - Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades. E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir.
Princípio 8 - Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9 - Nenhuma criança deverá sofrer por negligência dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não devera nunca ser objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas). Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a exercer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
Princípio 10 - A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.
Rústica mais linda, esquenta e moderniza o visual! Não tenho receita ou gráfico, fiz olhando uma foto que deixo no final da postagem como de costume. A foto foi disponibilizada no blog da Eliana – Louca por Linhas, que sempre mostra e faz coisas divinas! Não deixem de visitar!
Beijos, um lindo e abençoado findi!
COMO DIZ A ELIANA E A PEDIDO DELA… UPDATE: A RECEITA!
VOU DEIXAR AQUI A FOTO DA GOLA ABERTA PRA TEREM BASE, SOU PÉSSIMA PROFESSORA RS… MAS +OU- EXPLICO COMO FIZ: AGULHA 5,00MM E COM DOIS FIOS DE LÃ (EU USEI MOLLET COR 7447) FAZ DOIS “BRIGUETES” UM PRO BOTÃO, E OUTRO PRA CAZÊA-LO, DEPOIS 50 CORRENTINHAS PRENDE DE UM LADO, + 50 DO OUTRO LADO E + 50 NO INÍCIO DA PRIMEIRA, FICANDO 3 CORDÃO, FAZ ASSIM ATÉ O FINAL. O MEU FICOU COM 15 DEPENDENDO DA QUANTIDADE DE PONTOS DO “BRIGUETE”. ESPERO QUE AJUDE, QUALQUER COISA, ESTOU A DISPOSIÇÃO!
BEIJOS DENOVO BOM DIA, BOM SÁBADO, BOM FDS!
P.S.:BRIGUETE=BASE
Dicas de como fazer crochet e artesanato