São Pedro é invocado quando há muita ou pouca chuva, para ajudar a plantação e para favorecer a colheita. São Pedro ganha oração quando há trovoada, porque é sinal que ele está de mau humor e precisa se acalmar. Se o mar está revolto, os pescadores pedem a São Pedro que impeça a tempestade. É também chamado para trazer às redes os peixes em abundância.
No dia de São Pedro se encerram os festejos dos santos mais populares do mês de junho. O 29 de junho é dia também dedicado a São Paulo, apóstolo. Cidadão romano, mas de fé judaica, Saulo, numa missão a Damasco para combater os cristãos, aos quais perseguia, converteu-se a fé cristã e passou a se chamar Paulo. É considerado o décimo terceiro discípulo de Jesus, por ter fundado comunidades e por propagar o cristianismo em território romano.
Muito provavelmente, os festejos pagãos do dia 29 de junho em comemoração ao nascimento de Rômulo e Remo, fundadores de Roma, foram "cristianizados" pela Igreja. No século IV, as comemorações deram vez a São Pedro e São Paulo, fundadores da Roma cristã.
Detalhe de bolsa e penduricalho para se colocar na bolsa para se obter a proteção de São Pedro.