Our amazing new site will launch in

10 boas dicas de avós que educam




1) Dê o exemplo
Importante que os avós mantenham uma atitude de referência, afinal somos mais experientes, temos de dar o exemplo. Para os netos, representamos um ponto fixo, uma coisa mais sólida. Por isso, tentamos passar os valores que julgamos mais acertados".

Luís Olavo Dantas, 79 anos, tem 11 netos: a mais velha, Diana, tem 24 anos e a mais nova, Maria, apenas 1. Vive no Rio de Janeiro (RJ)

2) Ajude nos estudos

"Procuro estimular minha neta a descobrir sozinha as coisas. Se mostrarmos o caminho sempre, eles se acomodam. Quando ela tem dificuldades com a lição, eu ajudo".
Ana Maria Maciel, avó da Isadora, 9 anos. É advogada e vive em Uberaba (MG)

3) Participe da vida escolar

"Sempre participei da vida de minha neta Diana, inclusive das atividades na escola. Eu e meu marido sempre gostamos de ir às apresentações, aos teatrinhos e a todos os eventos abertos para a família. Hoje ela é adulta, mas continuo acompanhando de perto as suas conquistas profissionais".
Mercedes Garcia, 83 anos, é avó de Diana, 24 anos. É dona-de-casa e vive no Rio de Janeiro (RJ)

4) Vá a reuniões de pais quando necessário

"Sempre fiz questão de acompanhar os meus netos em tudo. E isso incluiu muitas reuniões de pais e mestres. Eu ia quando os pais não podiam ir e, às vezes, até junto com eles, para acompanhar e ver direitinho tudo o que se passava na escola. Sou contra a avó que diz que não cuida porque não tem tempo".
Norma Santos, 75 anos. Tem seis netos, com idades entre 14 e 27 anos. Vive em Rio Grande (RS)

5) Leve a eventos culturais

"Além de levar meus netos para tomar lanches e ao cinema, gosto de levá-los a museus. Procuro juntar as coisas que eles gostam com a arte. Todos eles pintam comigo aquarelas e pinturas em acrílico. Ao mesmo tempo que é lúdico, é artístico e dá referências".
Maria Eliza Sievers é avó de Gabriela, Nicholas, Catharina, Thomas e Theodoro, que têm entre 2 e 13 anos. É artista plástica e vive em São Paulo (SP)

6) Ensine algo que domine

importante participar da criação dos netos e passar conhecimentos. Interesso-me muito por computador e fiz alguns cursos para aprender a mexer em alguns programas. Por isso, sempre explico e dou dicas para eles de como mexer no Photoshop e no CorelDraw, programas que gosto muito".
Elna Trindade, 78 anos, tem 15 netos, com idades entre 7 e 34 anos. Elna é dona-de-casa e mora em Belém (PA)

7) Leia para seus netos

"Sempre li muito com os meus netos quando eles eram crianças. Gosto de contar histórias que inflamam a imaginação das crianças, como as Mil e Uma Noites. A minha neta Marina, que sempre passava as férias na minha casa, aprendeu a ler muito cedo. Não fui eu que ensinei, mas estimulei a curiosidade dela".
Mercedes Bernardo, 68 anos, avó de Marina, 26, e João Victor, 17, Fabiana, 28, e Paula, 26, que são "emprestadas". É professora e vive em Santos (SP)

8) Proponha jogos educativos

"Conviver com os netos é muito bom para avós e para netos. Fico bem atualizada e aberta a novas informações. Em contrapartida, procuro estimulá-los, fazer com que desenvolvam suas potencialidades. Algumas das nossas brincadeiras preferidas são o jogo da memória dos super-heróis e um jogo que tem letras e números em cubinhos de madeira, em que podem formar palavras e números maiores".
Jane de Cerqueira César, 62 anos, avó de Pedro, 7; Gabriel, 5; Maria Eduarda, 4; João, 4. Na foto, com Gabriel e Maria Eduarda. É decoradora e vive São Paulo (SP)

9) Seja presente

"Encontro meus netos praticamente todos os dias. Levo à natação, busco na escola quando os pais não podem, vou a festinhas no colégio e a mostras de trabalhos. E passeio muito com eles. Esses momentos são repletos de bate-papos e acabo ensinando alguma coisa. Quando estamos na nossa fazenda, no interior de São Paulo, por exemplo, conto histórias de quando era pequena, ensino o nome das árvores e um pouco da história de São Paulo. Eles também me ensinam muita coisa. Outro dia, o Fábio me surpreendeu ao explicar assuntos da escola que eu já tinha esquecido".
Ana Maria Abrão é avó de Maria, de 6 anos e Fábio, 9 anos. Mora em São Paulo(SP)

10) Passe sua experência de vida

"Sou de Olímpia, interior de São Paulo, e me criei em uma fazenda. Sempre que posso, levo minha neta Ana para nosso sítio e conto as histórias da minha infância. São histórias diferentes, de outra geração. Ela adora e eu revivo minha infância".
Maria Thereza Bortolo é avó de Ana, 4 anos. É terapeuta corporal e vive em São Paulo (SP)

Publicado em:
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/dicas-avos-486930.shtml#


Dicas de como fazer crochet e artesanato

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive