Olá, amiga (o)!
Depois de alguns dias fora, ajudando minha filha, estou de volta por mais alguns dias apenas. Depois me ausentarei por uns 2 meses.
Hoje quero te mostrar o par de luvas que fiz para Isabela. Elas fazem parte do conjunto do sapatinho de crochet circular com leques.
LUVINHAS DE CROCHE PARA BEBÊ RECEM NASCIDO
MATERIAL NECESSÁRIO:
Lã Cisne Super Bebê;
Agulha de Crochê 2,75mm,
Tesourinha e agulha de tapeceiro para o arremate.
BASE:
Círculo Mágico.
1ª CARREIRA:
- Faça 2 correntinhas para subir;
- + 9 Pontos Altos (pa), totalizando 10 pontos.
- Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), pegando no primeiro ponto que antecede as 2 Correntinhas (corr) iniciais (O Ponto Baixíssimo, ficará acima das duas correntes complementando a altura do Ponto Alto).
2ª CARREIRA:
- Faça 2 Correntes (corr) para subir;
- + 2 Pontos Altos (pa), em cada um dos pontos da carreira anterior, totalizando 20 pontos.
- Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), pegando no primeiro ponto que antecede as 2 Correntinhas (corr) do início da carreira.
3ª CARREIRA:
- Faça 2 Correntes (corr) para subir;
- + 2 Pontos Altos (pa) no primeiro ponto da carreira anterior + 1 Ponto Alto no próximo ponto... E assim sucessivamente até o final da carreira, totalizando 30 pontos.
- Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), pegando no primeiro ponto que antecede as 2 Correntinhas (corr) do início da carreira.
Da 4ª a 9ª CARREIRA:
- Repita os procedimentos da 3ª carreira.
10ª CARREIRA:
- Faça 1 Corrente (corr) para subir;
- + 1 Ponto Baixo (pb) em cada um dos pontos da carreira anterior e
- Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
11ª e 12ª CARREIRAS:
- Faça 2 correntes para subir;
- + 1 Ponto Alto Relevo pegando pela frente (parpf);
- + 1 Ponto Alto (pa)... E assim sucessivamente até o final da carreira.
- Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
13ª CARREIRA:
- Faça 1 Corrente (corr) para subir;
- + 1 Ponto Baixo Relevo pegando pela frente (pbrpf);
- + 1 Ponto Baixo (pb)... E assim sucessivamente até o final da carreira.
- Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
Atualizado em 10 de julho de 2010... Respondendo a e-mails:
De: Debora Araujo da Silva
Enviada: 6 de julho de 2010
Para: lacerda.sma@hotmail.com
"Olá Sonia sou uma admiradora "secreta" do seu trabalho! E digo "secreta" rsrs porque sempre entro e saio sem dizer nada e por isso te peço discupas mais sempre que vejo tantas coisas lindas vou olhando, me encantando,clico de um lado pro outro e qdo me dou conta já passou horas e acabo saindo super atrasada, e qdo nao é isso é por vergonha mesmo rsrs. Mais engolí minha vergonha e quero te parabenizar por seu talento e nao só isso a imensa disposiçao de compartilhar e facilitar tudo pra amadoras como eu.
Sempre amei o croche desde criança mais por tantas voltas e circunstancias da vida aprendi muito pouco,até que conheci uma amiga que faz bordados em ponto cruz e amei. Como vivo fora do Brasil, atualmente moro em Honduras, quis aprender o ponto cruz pra fazer algumas coisinhas e levar pra minha mae qdo fosse visitá-la e nessa busca na net conheci o blog da professora Elaine e fiquei loca kkkk larguei tudo de bordado e comecei a estudar ponto por ponto que ela ensina e já aprendi coisas que em toda minha vida nao tive oportunidade de aprender, logo em seguida conheci seu blog e me encantei!!!! Está nos meus favoritos e nunca entro na net sem dar uma passadinha por ele rsrs, seu croche é lindo!!!! Seus pontos sao sofisticados e definidos. Hoje estou feliz porque me aventurei em aprender seu ponto, só treinei rsrsrs e qdo conseguir fazer algo com ele quero te mostrar rsrs. Já fiz um monte de coisinhas com tudo que aprendi, mais ainda estou beeemmm longe da sua destreza e da Elaine rsrs e sempre que faço alguma coisa tiro foto e coloco no meu orkut pra minha família ver rsrs e minhas amigas olham e algumas delas têm me feito pedidos rsrsrs meu Deus nunca pensei nisso rsrsrs mais como tem havido insistencia delas eu queria que vc me explicasse como se faz pra avaliar o preço de uma peça.
Já escrevi pra outras crocheteiras e nao tive resposta e nao sei se é indiscreta a minha pergunta, me desculpe se for, mais gostaria de ter uma base.
Me atrevi a te perguntar porque vejo que vc responde a todo mundo, meu Deus nao sei como vc faz mais é admirável! e quem sabe consegue um momentinho só pra mim rsrs.
Se for possível me responder estarei grata senao nao tem problema eu entendo a correria do dia-a-dia! Já estou de ter cumprido com meu dever de consciencia rsrs de escrever pra vc que tem ensinado a tantas pessoas do outro lado da telinha.
Fica com Deus e tudo de bom pra vc!
Com carinha Débora".
Resposta:
Querida Debora,
Estou muito feliz com o seu email. Muito Obrigada pelo carinho.
Quando fizer peças com o meu ponto me mande foto para postar no blog.
Quanto ao preço para venda... Vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque nosso trabalho não é valorizado como deve. Acho absurdamente barato o que se cobra pelas peças de croché.
O preço de uma peça se calcula da seguinte forma:
- Calcule o preço do material gasto (se gastou meio novelo divida o preço dele por 2. Se foi 1/4 divida por 4... e assim sucessivamente) ;
- Calcule o valor do seu tempo. (Para achar esse valor... Estabeleça quanto quer ganhar por mês fazendo crochê. Divida esse valor pelas horas de trabalho, encontrando assim o valor da sua hora de trabalho... Marque o tempo gasto para tecer a peça. Multiplique esse tempo pelo valor da hora... Assim você encontrará o valor do seu tempo.
- Some-se ao preço do material e ao do seu tempo... Os gastos com transporte para compra do material... O tempo gasto nessa compra e ainda energia elétrica gasta, se for o caso.
*Todo custo que tiver deverá ser acrescido... Inclusive aquele com a pesquisa (revista, net... etc).
- Depois de todos esses cálculos... Multiplique esse valor encontrado por 2. Assim 50% desse valor fica para cobrir o custo e os outros 50% é o seu lucro.
- Você também deve observar a quem vai vender. Se for para uma pessoa de maior poder aquisitivo você poderá adicionar mais alguns reais.
- Caso contrário... Se for vender em um bairro ou cidade onde o poder aquisitivo for menor, o seu preço não poderá ser muito alto. Isso inviabilizaria a sua venda.
- Não se esqueça também de pesquisar o preço cobrado no seu mercado, para que seu preço não fique muito aquém ou além dele. É importante observar esse item para que o seu produto tenha competitividade.
- Se o seu trabalho tiver uma qualidade diferenciada... Isso também te propiciará um acréscimo no seu preço.
Diante de tudo isso dá pra perceber o quanto as nossas amigas crocheteiras não valorizam o seu trabalho como um todo.
Sou uma das pessoas que engrossa a fila da campanha pela valorização do trabalho da crocheteira e tricoteira. Precisamos valorizar o nosso trabalho.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Veja QUEM TAMBÉM TECEU ESSA LUVINHA DE CROCHE...
- 21 SET 2010 - ERICA do blog NO TEMPO DA VOVÓ. Veja seu gorrinho no link a seguir http://coisasdaprofessoraerica.blogspot.com/2010/09/croche-para-recem-nascido.html#comment-form ;
- 02 DEZ 2011 - ANGELA ROBINS, do blog FOR YOUR BABIES CROCHET também fez essa luvinha... http://foryourbabiescrochet.blogspot.com/ ;
--------------------------
BONS CROCHETS!