Dias atrás andando pela net, vi um TAPETE DE TELA COM TIRINHAS DE TECIDO. Pensei logo, porque não fazer umas TIRINHAS DE CROCHE?
Optei por essas franjas. Fiz na TELA PARA TAPETE mas acredito que naquela que fiz os outros tapetes ficaria melhor.
Confesso que fiz as franjas muito juntas e acredito que ficaria melhor mais separadas um pouco uma da outra. Da forma que as fiz não dei margem para que elas mostrassem suas belezas.
Na foto acima mostro o meu trabalho como se fosse um pequeno tapete. Gosto de TAPETES BEM GRANDES E PODEROSOS. Esse é apenas uma amostra.
Quando me inspirei no tapete de tirinhas de tecidos, mil ideias surgiram: Tapetes, almofadas, suportes para travessas, pelego... etc.
Essa almofada larga e estreita na altura é conhecida como ALMOFADA DE RIM. Nesse caso eu apenas dobrei o tecido de FRANJAS DE CROCHÊ. Ele está sem enchimento e sem acabamento. Quando acabado ficará linda, com certeza.
Veja, mais de perto, detalhes de suas franjas separadinhas e bastante exóticas!
Eu as teci da seguinte forma:
- Peguei uma tela, cortei no tamanho desejado;
- Dobrei suas bordas no tamanho de 1cm mais ou menos;
- Alinhavei e fiz uma bainha com ponto alto, para ficar bem firme.
- Em seguida, fiz as franjas de fora para dentro, trabalhando em círculos. *Quando cheguei no centro do trabalho tive um trabalho enorme, devido as franjas estarem muito juntas umas das outras. Por esse motivo sugiro que vá fazendo em fileiras e não em círculos como fiz e que uma fileira seja mais distante uma da outra. Eu fiz uma fileira ao lado da outra.
- Sugiro que pule sempre uma carreira para que ele fique mais maleável. Ou seja, tece uma fileira e pula outra.
*O meu ficou muito firme porque uma franja ficou coladinha na outra e esse não era meu objetivo. O próximo farei como estou te sugerindo agora.
Se você não quiser usar a tela para tapete, faça a tela no crochê e direto:
- Teça a franja no tamanho desejado;
- Em seguida uma carreira de grade e
- Depois outra de franja.
Se preferir:
- Teça primeiramente uma tela de crochê e
- Depois vá fazendo franjas de 7 Pontos Altos (pa);
- Pulando sempre uma fileira da tela... Uma sim e outra não.
Abaixo, foto da TELA EMBAINHADA e com a primeira carreira de franjas sendo executadas. (Lembre-se que você pode fazer sua tela de crochet).
Abaixo com a franja aberta para receber a segunda carreira. É nesse ponto que falo que deveria ter pulado uma ou duas fileiras. Fiz uma seguidinha da outra e ficou muito apertado. (Fazendo a sua tela de crochê ela ficará naturalmente mais longe uma da outra).
Veja, como ficou lindo e o fofo o perfil!
Lembre-se que as franjas podem ser as mais variadas possíveis: Parafuso, elo de correntinhas, pingentes, o que a sua imaginação sugerir. No PASSO-A-PASSO mostro alguns gráficos dessas sugestões.
Abaixo quando você o abre. Veja que não há espaço. Ficou bem fechado.
Abaixo GRÁFICOS E ESQUEMA de como tecer o tapete e suas franjas. Clique nas fotos para ampliá-las...
ATENÇÃO!
Agora vamos tratar de um assunto que anda me chateando bastante...
Não me importo que façam peças iguais as minhas, como disseram em comentários aqui. Muito pelo contrário, fico sempre muito feliz quando isso acontece. O que não acho justo e que me importo muitíssimo é quando uma blogueira, mal intencionada, pega um projeto meu ou de outra amiga, muda um pontinho aqui e outro ali, faz um PASSO-A-PASSO e assume a sua autoria... Esse tipo de comportamento eu abomino... Às vezes levamos horas ou até mesmo dias dias criando uma peça, para uma espertinha chegar copiar e postar como se fosse dela... Acho mesmo uma falta de respeito muito grande divulgar como se nada tivesse acontecido ou com uma desculpa qualquer. Os gráficos e PAPs que faço é para você utilizá-lo na confecção de sua peça de croché... Mas NUNCA para postarem, ok? Em contrapartida, peço apenas que coloque, por favor, que a autoria do projeto é minha e um link para o meu blog.
Aproveito, também, para avisar que, a partir de agora, não publicarei comentários anônimos, polêmicos, maldosos e ofensivos, que receber. Esse tipo de leitor ou leitora só pretende lançar a discórdia e farpas. Eles não acrescentam em nada a matéria em si, muito pelo contrário. Eles são desagradáveis e deselegantes e por esse motivo não cabem nesse espaço. Esse tipo de leitor (a) merece apenas o nosso desprezo.
As criticas construtivas serão sempre bem vindas e divulgadas.
Sou a favor da democracia, no entanto chegou a um ponto que virou anarquia, ou seja, a "casa da mãe Joana". Aqui gosto de ordem e de respeito.
Para evitar esse tipo de polêmicas, as pessoas anônimas que insistirem com esse tipo de comportamento, sugiro que parem de visitar meu blog e que procurem os blogs que lhes agradem e que sejam do seu nível. Se quiserem, podem deixar seus nomes e e-mails, que irei analisá-los e os responderei, também, via e-mail.
Meu tempo está cada vez menor e mais precioso. Não tenho tempo e nem idade para lidar com esse tipo de gente e assuntos desagradáveis... Não tenho tempo suficiente para jogá-lo fora.
A você, que não tem nada a ver com o assunto que tratei, peço mil desculpas pelo desagrado...
BONS CROCHÉS!
Abraços com carinho,
Sônia Maria